FAQ

Perguntas e Respostas

O método Pilates é um sistema de exercícios criado por Joseph H. Pilates que busca o equilíbrio entre o corpo, a mente e o espírito. Os exercícios contemplam força e amplitude de movimento, estimulando também a flexibilidade e a postura. Soma-se a isso uma melhora significativa no bem-estar.


Pilates é um sistema de mais de 500 exercícios controlados que trabalham a mente e todo o corpo. Ele é balanceado entre o treino de força e flexibilidade que melhoram a postura, reduz o stress e tonifica a musculatura. Vários músculos do corpo são trabalhados ao mesmo tempo através de exercícios suaves e contínuos, com uma particular concentração na fortalização e estabilização do centro do corpo (o abdomen, as costas e a cintura pélvica). O foco do Pilates está na qualidade no movimento ao invés da quantidade, o que faz seus praticantes se sentirem revigorados e não exaustos depois dos treinos. O Pilates tem uma abordagem balanceada, então nenhum grupo muscular é sobrecarregado e o corpo trabalha de uma maneira eficiente, como um sistema holístico. Os exercícios do Pilates podem ser feitos sobre um colchonete (Mat Pilates) ou com equipamentos especializados (Studio de Pilates) como: Reformer, Cadillac, Ladder Barrel ou Chair.

Com aulas regulares, o Pilates traz os seguintes benefícios: Aumenta da força, a flexibilidade e o equilíbrio *Tonifica e fortalece os músculos *Torna os músculos profundos do abdomen mais fortes, de forma a ajudar o centro do corpo *Trabalha a mente e melhora da consciência corporal *Cria padrões de movimentos mais eficientes, tornando o corpo menos propenso a lesões *Reduz o Stress, alivia a tensão, aumenta a energia *Restaura o alinhamento corporal e da postura *Cria uma coluna espinhal mais forte e flexível *Ajuda na recuperação de lesões *Aumenta a amplitude de movimento das articulações *Melhora a circulação sanguinea *Eleva a coordenação neuromuscular *Oferece alívio para dores nas costas e nas articulações *Corrige o treino excessivo em grupos musculares que podem levar a lesões *Aprimora a mobilidade, agilidade e potência *Complementa treinos esportivos e desenvolve a capacidade física para atividades da vida diária Melhora a qualidade do sono *Ajuda na parte sexual

O Pilates pode ser benéfico para todas as idades e níveis de condicionamento físico. O método é como uma ponte entre o treino físico e terapeutico, podendo ser adaptado, modificado e customizado para as necessidades de cada pessoa. Alguns movimentos avançados e sequências podem exigir muita energia e habilidade, enquanto outros podem ser realizados por quase qualquer pessoa. Então, ele é mais uma questão de condição física do que idade. Algumas vezes uma pessoa com 75 anos pode realizar um movimento no Cadillac enquanto um jovem de 20 anos não consegue um simples rolamento para baixo.

“Como toda atividade física, o Pilates exige um esforço e consequente gasto calórico, mas não é um benefício primário da técnica. Porém, pode ser usado como um aliado para definição dos músculos do corpo”, esclarece Gabrielle. “A prática regular de exercícios físicos, como o pilates, ajuda a emagrecer porque acelera o metabolismo e favorece a formação dos músculos, que aumentam o gasto energético mesmo quando estão parados. Porém, é preciso combinar com alguns exercícios aeróbicos e fazer uma reeducação alimentar”

Não. Os exercícios do pilates fortalecem, mas não fazem os músculos crescer tanto quanto a musculação. O pilates trabalha mais com a repetição de movimentos e menos com o aumento das cargas. Além disso, as molas usadas nos aparelhos oferecem um tipo de exercício diferente dos executados na musculação. “As molas produzem resistência constante e movimentos precisos”, diz Isabel Sacco, professora de biomecânica da Universidade de São Paulo (USP). “Na musculação, a eficiência do movimento depende do ângulo correto de cada exercício.” Outra diferença é que os exercícios de pilates feitos no chão trabalham vários grupos musculares ao mesmo tempo, enquanto na musculação cada exercício estimula, normalmente, um músculo por vez. “O pilates me deu um corpo mais definido e menos inchado”, afirma o empresário Sérgio Sacchi, de 44 anos. Depois de descobrir três hérnias de disco, consequência de anos de exercícios sem alongamento adequado, tinha parado com as atividades físicas. Sacchi conheceu o pilates há dez anos. “Foi a alternativa que encontrei para me exercitar, depois dos problemas na coluna.”